sexta-feira, 24 de abril de 2009

Actividade 2 - Abordagem Comunicacional das Relações Interpessoais

Introdução
Dado que o homem é um ser social, está constantemente num processo de socialização, numa contínua interacção com os outros e em permanente reconstrução individual.
Todo o ser humano, “mesmo antes de nascer, está inserido num contexto relacional” que vai fundear o seu desenvolvimento, e “desde que nasce até que morre, faz parte integrante de um sistema complexo de relações” que vão consubstanciando a construção de um “modelo de si e um modelo do outro que estruturam a sua personalidade” (Costa & Matos, 2007:7).
Compreendemos a nossa experiência em termos de símbolos e significados que vamos construindo ao longo da vida, produtos das nossas vivências nas relações com os outros. Ao comunicarmos, construímos as nossas realidades que, por sua vez, dão forma à nossa comunicação. Este ciclo de interacção torna a comunicação sistémica e essencial para o desenvolvimento.
“ Toda a acção social é comunicação e toda a comunicação é um processo em que relações, identidades, padrões culturais, valores…são elaborados e transformados” (Costa e Matos, 2006: 8).
A comunicação é fundamentalmente um processo de interacção simbólica, logo implica uma relação entre os indivíduos e exerce-se de variadas formas, desde a verbal à não verbal e depende do significado que se dá à mensagem transmitida quer no seu conteúdo, quer no contexto e na forma.
Demonstrada a relevância da comunicação nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal e social do ser humano, analisaremos agora, sinteticamente, duas teorias que nos ajudarão a compreender melhor as características da comunicação, nomeadamente, o Interaccionismo Simbólico e a Escola de Palo Alto, relacionando-as com atitudes e estratégias a incentivar na sala de aula de modo a facilitar a comunicação, logo a efectivar a aprendizagem, pois esta baseia-se na relação como modo de efectiva interacção ensino-aprendizagem.

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